Campanha de Preservação do Patrimônio Escolar
- Comunicação Maria Letícia
- 28 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

“Escola educada é escola bem cuidada. Conscientização e conservação do patrimônio público escolar" é um projeto idealizado pelo Agente Patrimonial Marcell Soares. O mesmo será trabalhado com os alunos do 6º ao 9° ano durante todo o ano letivo.
A escola é um espaço onde os alunos aprendem coisas significantes para toda a vida. Além de aprender a ler e escrever aprendem também a amar, dividir, respeitar, socializar, interagir e cuidar. Para muitos alunos a escola é uma extensão de sua casa, para outros é uma segunda casa, um segundo lar. Nesse sentido, a escola tem a função de fazer a diferença na vida tanto do aluno, quanto dos pais e da comunidade. Observa-se porém, que a falta de cuidado com a conservação e preservação do patrimônio público escolar é um problema constante e existente nas unidades escolares do Brasil.
O Patrimônio Público é o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta.
A Direção Constatou que há uma necessidade urgente de se trabalhar tal projeto nesta escola, pelas evidências presentes na falta de cuidado e zelo no que se refere ao nosso patrimônio escolar por parte de muitos alunos. Necessitamos de bons projetos que possam amenizar esta situação que na maioria das vezes é causada pelos próprios estudantes. O que fazer diante desse problema?
O pensamento por parte de muitos alunos e pais de que a responsabilidade de cuidar, preservar e manter organizado o ambiente escolar, seja apenas da Escola, não pode ser aceitável, até porque a escola é um espaço público criado para o compromisso com a educação, a ética e a prática da cidadania. Acreditamos que um trabalho realizado em parceria com os seguimentos da comunidade escolar sobre a preservação, valorização e a conscientização dos alunos quanto à importância e o cuidado da mesma é de grande enriquecimento e trará resultados positivos melhorando assim o aprendizado e a qualidade do ensino.
A partir do projeto, vamos criar um senso de responsabilidade pela boa higiene, limpeza e organização do espaço escolar (Sala, Laboratório, Quadra, Refeitório, Banheiros, Biblioteca, Pátio), vamos ainda propor momentos de reflexão sobre a importância do aluno como agente mediador de proteção e cuidado sobre as coisas da escola.
AÇÕES PROPOSTAS PARA OS TRABALHOS COM OS PROFESSORES DE ARTE !!!
1-Confecção de cartazes e avisos
2- Criação de Slides sobre os temas
3-Montagem de vídeo sobre as propostas citadas
4-Postagens nos meios de comunicação da escola e no mural dos pátios
5-Palestras educativas
6-Concurso de frases e redação com tema do projeto
7-Apresentação de Teatro
Obs: Cada envolvido Principalmente os Representante de turmas, devem entregar relatórios e evidências a Orientação Pedagógica ou o Agente patrimonial para ser anexado ao projeto.
Como se trata de um projeto com ações práticas vividas no dia a dia da escola a avaliação dos alunos será feita pela observação da mudança comportamental dos mesmos. Os profissionais da educação observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização; o mesmo será feito no espaço do pátio refeitório, quadra, laboratório, biblioteca, sala de Informática etc. As salas de aula poderão receber uma avaliação por turma com uma premiação no final do ano por mais organizada, cuidada e limpa.
Este projeto foi desenvolvido a partir das propostas estudadas pela equipe gestora desta Unidade, Direção e Agente Patrimonial, portanto contamos com a participação de todos.



Comentários